Informações sobre o Curso
O Curso de Especialização em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto é resultado de uma parceria entre a empresa Vale S. A. e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), cujo termo de cooperação prevê a realização de pesquisas, estudos, aulas práticas e teóricas, que serão coordenadas e executadas pela equipe de professores pesquisadores e alunos do curso, com a colaboração de membros do corpo técnico da empresa.
A Vale possui, sob sua guarda e proteção, na região conhecida como Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, diversos patrimônios culturais arqueológicos, tais como: Fábrica Patriótica; Forte de Brumadinho; Cata Branca; Casas Velhas; Gongo Soco; Siderúrgica Fazenda Alegria; Fazenda Nossa Senhora dos Remédios; Aqueduto de Adriana; Casa de Pedra de Antônio Pereira; Fazenda Ouro Fino; Fazenda Córrego Fraga; Casa de Pedra de Brucutu; Mandéu dos Cabritos e Fazenda Laranjeiras. São estruturas históricas construídas nos séculos XVIII e XIX, que apesar dos esforços de manutenção e proteção por parte da empresa, demandam definição e aplicação de métodos específicos de conservação preventiva, bem como ações de Educação Patrimonial.
Em vista disso, a Vale e a UFV estabelecem convênio com o objetivo de definir técnicas e protocolos para a manutenção, proteção e difusão de tais estruturas, o que será realizado por meio de pesquisas, estudos, aulas práticas e teóricas. O envolvimento de estudantes de diversas áreas do conhecimento em um Curso de Especialização tem por objetivo contribuir para a conscientização acerca da importância da preservação deste patrimônio e do seu papel na construção da identidade cultural da região do Quadrilátero Ferrífero, bem como capacita-los para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diversas atividades futuras como: a educação formal, não formal e informal; estudos e pesquisas de pós-graduação; atividades relacionadas à elaboração de laudos técnicos de impacto ambiental, etc.
O Curso é inteiramente gratuito, ou seja, não serão cobradas taxas de inscrição no processo seletivo nem qualquer tipo de mensalidade ou anuidade. As aulas teóricas serão ofertadas no formato EAD (não presencial) e as aulas práticas serão presenciais, ocorrendo uma vez por mês (últimas sextas e sábados de cada mês). Para mais informações, leia o Edital de Seleção, no item Processo Seletivo deste site.